segunda-feira, 18 de abril de 2011

Esperteza Impressionante


Voltando a falar sobre o desenvolvimento do trio, que afinal é o que mais interessa afinal o blog é deles e para eles, vou resumir um pouco em que pé estamos com a mudança e abordar uma coisa que vem me fascinando dia após dia: O deselvolvimento do trio, o despertar do intelecto, a curiosidade e compreensão! Como o ser humano é uma máquina perfeita!




Bom, com relação à mudança, passei uma semana inteira naquele vai e vem, deixando as crianças com a avó e indo arrumar e finalmente na sexta dormimos em casa. Ainda meio "acampados" porém à vontade e satisfeitos por estarmos em casa! Sábado e domingo nos demos folga pra desfrutar da casa e a arrumação continuou na segunda-feira. Algumas intercorrências no meio do caminho, mas no fim, tudo bem. Deixo uma foto no post das crianças brincando na piscina de casa sábado.




CRIANÇAS: Meu Deus, meus filhos estão engraçadíssimos! Eu sou igualmente suspeitíssima de falar por ser uma baita mãe corujona, mas estou ENCANTADA! Eles entendem tudo que falamos. Isso já vem acontecendo há algum tempo, mas agora está demais! Eles estão brincando ao nosso lado e ao mesmo tempo conseguem ouvir nossa conversa, entender o contexto e ainda querem participar. No início pensei ser coincidência, mas as repetições comprovaram que, de fato, eles estão entendendo e participando da conversa.




Se eu converso e falo com alguém que vou sair, eles já chegam com o sapatinho na mão, se me ouvem falar que vou tomar banho, já começam a tirar a roupa. Se estão chorando e eu ofereço um biscoito, param de chorar na mesma hora e estendem a mão esperando o biscoito. Se fazem cocô, já apontam pro bumbum e falam: "totô"... E se eu falo que vou puxar a orelha? Já colocam a mão nas duas orelhas! hahaha Até parece que eu puxo de verdade! rsrsrs




Em suas poucas palavras pronunciadas, já se comunicam com facilidade: É dá, ábi (abre), tomm (toma), nené, mamã, bobô (vovô), papá (papai), ába (água), mã (mão), áí (caiu), áu (carro), uaua(auau), nãnã (não não), dandar (andar) e assim vai. Palavras poucas porém eficientes e eles sabem usá-las direitinho! As meninas usam todas. Rodrigo usa algumas e prefere usar gestos. Suas solicitações são atendidas e ele poupa sua voz. Dizem que a criança que demora a falar tem melhores habilidades manuais. Vai ver que é isso, ele tá poupando a energia e seus neurônios para traquinar, bancar o montador, eletricista, o faz tudo oficial da casa. Isso ele faz direitinho.




A Natália, por sua vez fala de tudo: aliás, repete TUDO que falamos. Se estou conversando, ela pega a palavra mais sonora, mais repetida, mais interessante, sei lá, e repete! Pior não é nada: andou aprendendo só o que não deve! Um dia a tia chamou a atenção dela pra não bater a cabeça na parede e disse, não faz isso, tá doida! e ela prontamente repetiu "doida!", achamos engraçado e acabamos incentivando. Agora todo mundo é "doida". Outro dia foi o pai falando de um jogador de futebol, chamou de Biba e Natália não poupou esforços e continuou: "Biba!". Aí, em conversa com o pai eu disse a ele que deveríamos ter cuidado, pois Natália estava repetindo tudo que fálávamos e ela na mesma hora confirmou: "TUDO". Quem aguenta minha gente! Uma papagaiazinha ambulante!




Engraçado mesmo é vê-los atendendo a comandos verbais: de vez eum quando eu falo "Pega ali o telefone pra mamãe", "Me dá uma fralda por favor", "Pega a boneca no chão", "Faz a nenem dormir", "Traz a mamadeira pra mamãe lavar" e outras tantas que nem lembro e todos os comandos são atendidos com êxito! que graça. Fico bobona mesmo. E muito preocupada de sentir falta de tudo isso quando eles crescerem, que pelo visto acontece mais rápido do que desejamos.




Bom, mais uma vez reforço minhas desculpas pela ausência e peço licença para continuar a arrumação do lar, pois os detalhes parecem que não vão acabar nunca! Beijinhos e até breve!




4 comentários:

Lu do Deninho disse...

Que delicia de fase heim.....
eles se fazem entender muito bem, e isso é o mais importante.
Uma linda semana para vcs,

bjuss

Anônimo disse...

Pocaaaa!
Saudades de vcs! Vim ver como estavam as coisas.
Acaba que não vou vê-los: fui chamada pro trabalho
Novo, e meus planos vão ficar meio bagunçados!

Bjooo grande! Depois manda fotos da casa nova!
Marla

Roupas de Bebe disse...

Seus filhos são simplesmente lindos, parabéns. E essa fase de falar e repetir tudo deve ser muito engraçada...rs
Beijos
Ana
www.eroupasdebebe.com

Ana Luisa disse...

Oi amiga, vim dar um pulo aqui para ficar perto de vcs de alguma forma.
Essa história da Natália falar doida virou brincadeira lá em casa... Qdo minha mãe quer provocar minha saudade, ou até mesmo me perturbar de leve, ela fala doidaa na mesma entonação! hauhauaa
Pior que todo mundo sabe o que é, ai caímos juntos na risada :)
Beijo em vcs