quinta-feira, 19 de maio de 2011

Baianocas de Outono













Boa noite minha gente. Primeiro: Que friaca é essa? Minhas crianças que passaram 1 ano e meio da vida deles na Bahia estavam tão acostumados a ficar só de fraldas. O dia todo, todo dia. Roupa lá em casa era sinônimo de RUA! Raramente comprei roupa pra eles nesse primeiro ano de vida pois não consegui dar conta nem das que ganhei. Muitas e muitas roupas deixaram de caber neles sem mesmo eu arrancar a etiqueta.

Muito calor na Bahia e ao contrário do que pensam, as crianças não sentem mais frio que a gente! Eles têm a mesma sensação térmica que nós, claro que com variações de criança para criança, bem como há de adulto para adulto. Inclusive, com tanta energia, brincadeiira o tempo todo eles suam bastante e sentem muito calor. Chegou ao ponto de eles não estarem dormindo bem à noite e eu percebi que eles estava MOLHADOS de suor. Tanto eu quanto eles dormíamos de ventilador de teto, mas percebi que pra eles era insuficiente, até porque tinha o cortinado no berço e impedia que o vento entrasse. Deixei eles exclusivamente no ar condicionado os primeiros 8 meses de vida, depois consegui o ventilador uns três meses que era inverno e depois daí minha gente, só ar mesmo. Isso foi só pra ilustrar que eles não são tão friorentos quanto se pensava antigamente.

Se vocês virem fotos bem antigas ou até mesmo roupa de quem guardou de recordação, as roupas de bebês era feitas de tricô, crochê, muita lã, de flanela. Eu tive pijamas de flanela. Hoje podemos ver os bodies (ou tip top), camisetas, vestidinhos, enfim, tudo em malha muito fresquinho. Quando eu era pequena ouvia falar em brotoeja que era uma beleza. Porque será? coincidência? Sabe lá, os meus nunca tiveram. kkk Gripe se contrai a partir do contato com outra pessoa contaminada, é contagiante, mas é vírus. As vezes o neném anda excessivamente agasalhado, mas você vai pro seu trabalho, ambiente fechado, com aquele ar condicionada que não faz manutenção há décadas, pega uma gripe 'daquelas' e passa pro seu nenenzinho que sofreu ali o dia todo encasacado. Aí sim eu penso: coitado. Portanto, vamos viver com prudência, fazer nossa parte e ficar doente, resfriado, enfim, faz parte da infância, da aquisição de anticorpos e imunidade. affff (desculpem, mas eu não consegui separar meu lado mãe e profissional de saúde. Graças a Deus a gente têm aquelas matérias básicas de infectologia, patologia, pediatria, psicologia, entre outras e daí soma-se a intuição materna com a parte prática, racional, baseado em evidências, aí o resultado é um: desencanar!)







Como opiniões divergem em tudo, eu ouvi bastante, de todos os lados, ai meu Deus, mas essas crianças sem roupa... o peitinho de fora... eu simplesmente não dei muita importância e deu certo. Lógico que há certos cuidados. Quando eles começaram a engatinhar, que daí nem sempre estavam emcima do tapete que eu colocava pra eles e aí sim, se tornava mais perigoso encostar o peito nú no piso gelado, eu passei a usar camisetinhas de malha + fralda.







Fato é que não sou louca nem irresponsável e, no nosso primeiro Outono no Rio de Janeiro, numa recepção "friorosa", passamos a usar bastante roupa todos os dias. Tirei do armário umas peças de moleton que tinha e comprei uns casacos com capuz para os três. Nos primeiros dias comecei a colocar casaquinhos e calças, fim de tarde acrescentava os casacos com capuz para que eles pudessem permanecer do lado de fora. Esses dias incrementei a produção com meias pois tava tão frio que o chão parecia gelo. Achei legal que apesar de não estarem acostumados com roupas, eles se amarraram na produção e deixam tudo direitinho. Calça e casaquinhos fazem parte do nosso dia a dia agora. Até mesmo dentro de casa, jajá coloco umas fotos para mostrar o Visú pré-inverno do trio.






Mas o mais importante: essa produção toda é pra não deixarmos de sair! O sobrenome desse trio é RUA! E saímos quase todos os dias pra mudar de ambiente, correr, "desestressar". Até porque a única exposição ao frio foi até chegar no carro pois fomos no shopping, parei numa garagem coberta, o shopping é fechado, o carro também e para o curto trajeto casa-carro/carro-casa, eles estavam devidamente protegidos. Sou adepta à criação sem frescura! Proteção sim, neurose não hein? Desculpa às mamães tradicionais e à moda antiga, não estou querendo ofender ninguém, respeitemos umas às outras sempre. Apenas gosto de expor o meu jeito de ser e que tem dado certo até então. Vai que algumas têm medo de ousar, mas até pensam como eu que não há problema, vão ver que pelo menos comigo, deu certo e se quiserem, é só tentar. ;-)




Esse friozinho está servindo de adaptação para trio que fará uma viagem ao Sul fim don mês e aí será um friozão ao invés de friozinho, mas eu já tô me equipando com altos agasalhos, gorros, meias-calça enfeitada, meias,etc. Tudo é motivo de farra! :) Beijão

2 comentários:

Uli disse...

Como sempre assino em baixo...e ainda vou mandar minha sogra ler o seu texto...hahahaha
Tbm criei assim amiga, pé no chão, banho de mangueira, janelas abertas até mesmo de noite, banho antes de dormir lavando o cabelo, ar condicionado, inclusive, acho ventilador muito mais perigoso por conta do vento. Enfim, imunidade elevadíssima!
Mas esse ano aqui está mais frio que o normal mesmo...
Mil bjs! Os três ficaram lindos agasalhados

Dindo Beto disse...

Eh isso ai, Poca! Outra coincidencia eh os filhos mais velhos terem mais doencas, alergias. Geralmente os pais tem mais frescura com o primeiro filho. O segundo, o terceiro vivem mais soltos, no chao, com menos roupa e tem muito menos doencas. Beijo pros cinco.