quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Hora de dormir parte II

Quem tiver interessado, dá uma olhada na Hora de dormir parte I que eu postei há um ano atrás falando da rotina do trio pra dormir, falando como eu sempre planejei, das dificuldades por serem três e no fim como estava sendo feito e eu considerei naquele momento bem sucedido.

Mudanças aconteceram por conta da necessidade e depois da acomodação e o meu trio passou a adotar práticas de dormir longe de serem consideradas ideais. Eu sempre disse que não levaria meu filho pra minha cama. Ouvi muitas histórias e fiquei assustada de ver a dificuldade que é desfazer esse mal constume. Enfim, desde os 8 meses meus três já dormiam em seus berços sozinhos em seu quarto e eu monitorava com a babá eletrônica.

Com a mudança para o Rio de Janeiro passei no total uns 20 dias em hotel, sem berço e então distribuímos a família numa cama king size e fizemos a farra. Naquele momento foi gostoso pro papai e mamãe também, afinal quem não gosta de dormir sentindo aquele cheirinho gostoso de bebê? De aconchegar e ser aconchegado... Problema foi que eles também gostaram muito e não quiseram mais voltar pro quarto deles, ainda mais numa casa nova e em um quarto estranho.

No início eu tentava: depois que eles dormiam na minha cama, levava eles para o berço, mas conforme eles iam acordando e percebendo que estavam em outro quarto prontamente choravam e de manhã estava eu com os três na minha cama. Sempre soube que estava errada, que deveria ir no quarto deles, sentar próximo ao berço e mandar que eles deitassem de novo e esperar dormir. Mas confesso que o sono e a preguiça prevaleceram e em nome do sono eu carregava comigo e dormia.

Depois fiquei sem minhas babás, papai chegando tarde em casa, eu tava tão cansada que já nem levava eles para o berço. E como na verdade ninguém consegue dormir bem numa cama por maior que seja, com 2 adultos e 3 crianças, daí eu pegava um ou dois, levava comigo pro quarto de hóspedes e deixava um com o pai. Em termos de sono, eles dormem muito. 12h de sono e essa "maluquice" que eu fiz de entregar os pontos fez com que eu o pai garantíssemos a noite de sono. Mas nunca mais dormimos juntos e nem eu pude desfrutar da minha caminha recém adquirida. Eu sabia que precisaria começar a adaptação de retorno ao quarto o mais rápido possível e fui tomando providências para preparar o quarto e tomando coragem para iniciar essa batalha.

Aproveitei que eles cresceram, estavam mais que adaptados a dormir em cama e transformei os berços em caminhas pra ser uma novidade e quem sabe ajudar a atrair o interesse deles. Arrumei o quarto que tá lindinho e levei eles para o test drive. Eles acharam o máximo, mas na hora de deitar mesmo: ninguém quis. Nesse primeiro dia, fiquei com eles meia horinha assistindo dvd e no final fomos pro meu quarto dormir. Vamos aos poucos. Deixa eles curtirem o quartinho e associar ele a coisas boas.

No segundo dia, coloquei cada um em sua cama, liguei o dvd emcima da cômoda, fiz uma cama pra mim no chão no meio das três caminhas e dormi ali. Foi até bom, as meninas acordaram uma vez cada uma, estranharam, ameaçaram levantar mas ao me ver no chão, deitaram de novo e dormiram rapidinho. O Rodrigo dormiu a noite toda, só percebeu que estava ali 6 da manhã e fez um escândalo porque não estava no aconchego do pai dele (ele era o que sempre ficava com Roberto).

No terceiro dia eles não reclamaram de ter deitado em suas camas e naquele quarto, ao invés do meu. Dessa vez inclusive eu nem montei minha cama no chão, pois fiquei sentadinha no laptop estudando pra faculdade enquanto eles assistiam dvd e adormeceram facilmente. Mas na hora de dormir, eu montei minha caminha no mesmo lugar e dormi de novo ali para evitar que eles saíssem do quarto e fossem pro meu.

Acho que quanto maior eles ficam, pior fica de desfazer hábitos pois eles tem melhor entendimento das coisas, experimentaram o que é bom e não aceitarão facilmente substituiçoes, enfim, já têm vontades. Então eu achei que a recusa seria maior e tô até satisfeita com o resultado até então. Vou ficar nesse acampamento no chão mais até o fim da semana pra dar segurança a eles e pra que eles sintam-se à vontade naquele lugar (eles ainda não adotaram o quarto como deles, mas eu faço questão de mostrar SUA caminha, linda, legal, cheirosa e blá blá blá). Depois começo a sair e passo a função pra babá eletrônica. Vamos ver no que vai dar.

2 comentários:

Dindo Beto disse...

Vaquinha...o bom eh que ta tendo progresso, mesmo que lento. Vai ter que ganhar pelo cansaço, mesmo. Nem te falei!! Fiquei ate mais de meia noite no aeroporto!! Varios voos atrasados, alguns cancelados... Um caos!! Demorou, mas consegui chegar! Beijo pra familia toda.

Anônimo disse...

É tem que ser aos poucos pro papai não se acostumar. As primeiras noites devem ter sido mais difícil, mas tenho certeza que já arrumou tudo.Beijoquinhas em todos.